SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Chamada para proposição de Simpósios Temáticos (ST's)
Os Simpósios Temáticos (ST’s) são espaços dialógicos muito importantes para a socialização do conhecimento em qualquer evento científico. Neles, pesquisadores/as com variadas formações acadêmicas podem apresentar pesquisas em andamento ou concluídas, favorecendo diálogos interdisciplinares sobre distintas temáticas, abordagens teóricas e metodologias. No caso do XI Abril Indígena do GPHIAL e do IV Estudos Cooperados do CLIND/UNEAL, os/as proponentes de ST’s, assim como os/as apresentadores/as de trabalhos poderão dialogar com indígenas de diferentes povos de Alagoas, contribuindo para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade.
Propostas:
- Poderão ser submetidas por, no máximo, três coordenadores/as, preferencialmente, de instituições diferentes.
- Um/a dos/das proponentes deverá possuir, no mínimo, o título de mestre. Os/as demais, deverão possuir, no mínimo, o título de graduado.
- As inscrições para proposta de ST’s ocorrerão de forma gratuita. Contudo, caso os/as proponentes desejem fazer jus aos certificados de participação no evento, em minicursos ou como apresentadores/as de trabalhos em ST’s deverão, obrigatoriamente, realizar inscrições específicas, incluindo o pagamento das respectivas taxas para efetivação das inscrições.
- As propostas deverão ser inscritas por somente uma/a dos/as potenciais coordenadores/as. (Obs.: Já para o caso exposto no item anterior, cada interessado/a em apresentar textos e/ou participar das demais atividades, deve fazer inscrições de forma individual, assim como os/as demais comunicadores/as).
- Os Simpósios Temáticos ocorrerão de forma presencial, nas dependências do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios.
- Para facilitar o processo de avaliação pela comissão responsável, as propostas de ST’s deverão:
Ser redigidas em Word; folha A4;
Ter margens esquerda e superior com 3cm e direita e inferior com 2cm.
Ser redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.
- O documento deverá respeitar, ainda, as seguintes especificidades:
Título centralizado e em negrito.
Subtítulo sem negrito.
Nome/s dos/as proponentes alinhado/s à direita.
Após a inserção do/s nome/s, deve-se inserir nota/s de rodapé com fonte Times New Roman 10 contendo, prioritariamente: filiação institucional; participação em grupo/s de pesquisas; financiamento (se for o caso) e endereço de e-mail para contato.
- Dos critérios para formatação das propostas:
Título e subtítulo com, no máximo, 200 caracteres com espaços.
Resumo contendo, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 500 palavras.
Bibliografia básica relacionada à proposta, respeitando as normas da ABNT para criação da lista de referências bibliográficas, logo após o resumo.
Das atribuições dos/as coordenadores/as:
- Avaliar e selecionar as propostas de apresentação de trabalho. Deverão retornar aos/as proponentes os critérios utilizados durante o processo avaliativo.
- Organizar as sessões de apresentação, considerando a distribuição das propostas, o tempo de apresentação e os horários para realização de debates entre os/as participantes, possibilitando reflexão e discussão das questões suscitadas.
- Organizar as sessões de debate, com a finalidade de garantir a participação de apresentadores/as de variadas instituições e cursos. (Obs.: após encerradas as inscrições para apresentação de trabalho e, consequentemente, após aprovação das propostas selecionadas, os/as organizadores/as deverão enviar a lista com a ordem das apresentações para a comissão do evento, não podendo mais alterá-la após o envio).
- Cobrar assiduidade dos/as apresentadores/as. (Obs.: somente receberão certificação os/as participantes que participarem de, no mínimo, 75% das sessões).
- Ainda compete à coordenação dos ST’s o acompanhamento presencial durante as sessões.
Número de trabalhos e tempo mínimo de apresentação:
- O número mínimo de trabalhos aprovados e o tempo das apresentações será definido pela coordenação dos ST’s e informado previamente à Comissão Organizadora do evento.
Avaliação das propostas de ST’s:
- As comissões do XI Abril Indígena e do IV Estudos Cooperados do CLIND aprovarão, após criteriosa análise, as propostas de ST’s que apresentarem relevância acadêmica, considerando objetividade e relevância reflexiva, tendo em vista a temática geral dos eventos. As experiências profissionais dos/as proponentes também servirão como embasamento para as análises.
Observações gerais:
- As comissões científicas não se responsabilizarão por possíveis erros cometidos pelos/as proponentes de ST’s durante a execução das atividades.
- Compete às comissões organizadoras do evento a garantia de projetor e de um/a voluntário/a para auxiliar os/as proponentes no desenvolvimento das sessões de apresentação. Demais itens técnicos/tecnológicos, tais como: computadores; cabos; adaptadores (HDMI, VGA, DVI, dentre outros); pendrives; caixas de som, dentre outros, serão de inteira responsabilidade dos/as proponentes de ST’s e/ou dos/as apresentadores/as de trabalhos.
- As propostas de ST’s devem ser enviadas para o e-mail: organizacaoxiabrilindigena@gmail.com, até o dia 30/05/2022, contendo o seguinte título: “Proposta de Simpósio Temático para o XI Abril Indígena e IV Estudos Cooperados do CLIND (UNEAL)”.
- O resultado dos Simpósios Temáticos selecionados será divulgado nos canais oficiais dos eventos e no site do GPHIAL: https://www.gphial-uneal.com.br/, a partir do dia 01/06/2022.
(Obs.: Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para o seguinte endereço de e-mail: organizacaoxiabrilindigena@gmail.com)
Atenciosamente,
Comissão Organizadora.