
O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO

Sobre a obra:
A leitura deste livro convida a refletir sobre o papel das alianças solidárias na construção de políticas públicas e sobre o valor da educação como instrumento de emancipação. Mais do que narrar fatos, ele nos provoca a pensar o futuro da Educação Escolar Indígena em um contexto ainda marcado por desigualdades e desafios, mas também por uma profunda vitalidade dos povos indígenas, que continuam a reinventar suas formas de ensinar, aprender e viver.
Em tempos de tantos retrocessos e incertezas, esta obra reafirma a importância de olhar para a história como um campo de possibilidades e resistências. Ao evidenciar a atuação do Cimi-NE e sua aliança com os povos indígenas de Pernambuco, o livro revela que a Educação Escolar Indígena não é apenas uma política pública, mas um projeto de sociedade: um projeto que reconhece o outro em sua diferença, que valoriza a pluralidade de saberes e que aposta na educação como caminho de transformação.
Saulo Feitosa, no prefácio.
Autora
Alcilene Bezerra da Silva
Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), em 2025; Graduada em História - Universidade Norte do Paraná (Unopar), em 2011; Coordenadora do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/NE) de 2014 a 2023; Vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/Nacional), desde 2023; Assessora/professora no Curso de Formação Básica em Indigenismo do Cimi, no Módulo História do Cimi e da Missão, desde de janeiro de 2024. Possui interesse nas áreas de: Educação Escolar Indígena; História dos povos e comunidades indígenas; lutas e conquistas dos povos indígenas; processos metodológicos de Planejamentos Monitoramento Avaliação e Sistematização (PMAs); e em temas relacionados a emergências climáticas e a perspectiva decolonial dos Povos Indígenas.


