top of page

O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EM CARUARU: discussões a partir da Lei nº 11.645/2008 e o parecer CNE 14/2015

Wagner de Oliveira

Sobre a obra:

 

​A leitura deste livro aponta as lacunas no ensino da temática indígena em Caruaru, evidenciou a ausência de formação docente específica, os equívocos no livro didático e a inexistência de subsídios sobre os povos indígenas em Pernambuco para discussões em sala de aula. É também uma publicação contribuindo para o reconhecimento dos indígenas em Caruaru, a efetivação da legislação sobre o ensino da temática indígena com uma abordagem crítica, no âmbito da Educação para as Relações Étnico Raciais/ERER. Para questionamentos a explicação simplista da mestiçagem na superação do ensino da temática indígena nos anos finais da Educação Básica. Além de ser a publicação da pesquisa realizada, um importante significado na trajetória pessoal e profissional do autor Wagner de Oliveira, um pesquisador com bastante empenho, dedicação e seriedade nos estudos.

AUTOR 

Wagner de Oliveira 

Possui graduação em História (2007-2011), especialização em Ensino de História (2015-2017), mestrado em História-UFPE (2023-2025) com a linha de pesquisa Ensino de História e a Temática Indígena. Membro do Laboratório de Pesquisa Povos Indígenas na História-Lapespih (UFRPE). Começou a trabalhar como professor em 2007 e continua até o presente momento, desenvolvendo sua função na Educação Básica pública e privada ao longo de sua jornada. Atualmente, é professor efetivo de História no Ensino Fundamental Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Leonila de Sousa Ribeiro e Escola Municipal José Acácio Pessôa. 

Wagner de Oliveira
bottom of page