top of page

INDÍGENAS ESTUDANTES E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE

Indígenas Estudantes

Sobre a obra:

 

Esse livro de um jovem pesquisador apaixonado pelo Cabo de Santo Agostinho, realizando estudos com seriedade, afinco e muita dedicação é uma significativa contribuição para avaliar e pensar acerca do ensino da temática indígena na rede pública municipal. É um livro destinado aos/às professores/as, coordenadores/as de ensino, gestores/as na Educação, estudantes e pesquisadores/as interessados/as, bem como o público em geral desejando conhecer a temática indígena para combater o racismo contra os povos indígenas, os equívocos, preconceitos e desinformações, sobretudo contra os indígenas estudantes em contextos urbanos. Uma leitura útil, necessária e urgente para (re)conhecer as sociodiversidades no Brasil, em contextos urbanos, a partir dos indígenas, pensando em uma país pluriétnico, plurilinguístico e pluricultural. Com o (re)conhecimento das diferentes expressões socioculturais, superando o racismo contra os indígenas na Educação para as Relações Étnico-Raciais/ERER, na formação docente para lecionar História e no ensino sobre a temática indígena nas unidades municipais. Eis a importância deste livro, sobretudo para constar nos acervos das bibliotecas escolares no Cabo de Santo Agostinho.

Edson Silva, no prefácio.

Autor

Ígor Amarante da Silva

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestre em Ensino de História (2025) pelo Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal de Pernambuco. Professor efetivo de História na Educação Básica do Estado de Pernambuco. Participa do Laboratório de Pesquisa Povos Indígenas na História (Lapespih/UFRPE). Atualmente pesquisa sobre o ensino de História e a temática indígena.

Ígor Amarante
bottom of page