top of page

CURRÍCULOS VIVENCIADOS EM ESCOLAS INDÍGENAS: contributos para uma educação contra-hegemônica

Currículos vivenciados em escolas indígenas

Sobre a obra:

 

A obra revela como os currículos escolares são vivenciados nas Escolas Estaduais Indígenas José Máximo de Oliveira e José Manoel de Souza, no Território Indígena Wassu-Cocal. Adotando um viés decolonial e pós-crítico, e com a metodologia de estudo de casos múltiplos, buscou-se identificar os sentidos e princípios atribuídos ao currículo, as particularidades locais das propostas pedagógicas, e a persistente contra-hegemonia manifestada nas vozes e práticas dos agentes indígenas.Este trabalho é um convite à reflexão sobre a potência das pedagogias decoloniais, que incitam novas formas de ser, pensar, conhecer e conviver, desafiando a lógica colonial que insiste em negar a pluralidade dos conhecimentos. Que estas páginas sirvam de inspiração para a contínua construção de currículos emancipatórios das/nas escolas indígenas de Alagoas, reafirmando o protagonismo dos povos indígenas do estado, e especificamente do povo Wassu-Cocal, na perspectiva de um futuro justo e pluriversal para a educação alagoana e brasileira

AUTOR
 

Valdeck Gomes de Oliveira Júnior

Mestre em Educação pelo PPGE/UFAL (2023). Graduação em Pedagogia pela IBRA (2024). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidade-GEDIC-UFAL. Atuou como Técnico Pedagógico da Supervisão de Diversidades (SDIVS) da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas com a temática Educação Escolar Indígena e com a implementação do Ensino da História e cultura indígena atendendo a Lei 11.645/2008 (2013-2017). Atuou como coordenador da EJA do Programa Vem que dá tempo para Ensino Fundamental do Estado de Alagoas (2022). Atualmente atua como Técnico-pedagógico na Gerência Especial de Educação Escolar Indígena (GEEEI) desde 2023. Professor voluntário do Curso de Pós-Graduação em História Indígena de Alagoas-UNEAL. (2024-2025). Professor de História efetivo da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas. Principais temas de atuação: História, Cultura, Identidade, Currículo e Educação Escolar Indígena.

Valdeck Gomes de Oliveira Junior
bottom of page