top of page

POVOS INDÍGENAS E MARGINALIZADOS: EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E SABERES ANCESTRAIS

Povos indígenas e marginalizados

Sobre a obra:

​O livro “Povos indígenas e marginalizados: experiências, práticas e saberes ancestrais”, organizado por Ezequiel Pedro Farias Cajueiro e Erick Charlles Oliveira Silva, trata-se de uma coletânea dedicada ao imperativo e necessário trabalho de ecoar vozes historicamente silenciadas dos povos originários e de grupos marginalizados, contribuindo para movimentos diversos de resistência por eles protagonizados ao longo da história. Para tanto, os textos aqui reunidos trazem à tona experiências, práticas e saberes ancestrais que desafiam o que se convencionou chamar de “História Oficial”, convidando ao exercício da pluralidade e potencialização de resistências por meio de reflexões críticas sobre povos indígenas e sujeitos históricos diversos.

ORGANIZADORES

Erick Charlles Oliveira Silva

Graduando em Licenciatura em História na Universidade Estadual de Alagoas, Campus III - Palmeira dos Índios/Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL - UNEAL). Desenvolve pesquisas na área indigenista, História Local e Cultural, sob a orientação do Professor Dr. José Adelson Lopes Peixoto. Foi monitor voluntário nas disciplinas de Indígenas na História do Nordeste e de Antropologia Cultural, no curso de licenciatura em História da UNEAL - Campus III. Foi bolsista e voluntário do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES). Além disso, foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ FAPEAL), no período de 2023/2024, no projeto A MEMÓRIA INDÍGENA DO POVO KATOKINN: documentos, imagens e narrativas no Alto Sertão Alagoano. Ainda, também, foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/ FAPEAL - 2024/2025) no projeto: SILÊNCIO E EXISTÊNCIA: a etnohistória dos Xukuru-Kariri Cristo do Goití - Palmeira dos Índios. Ademais, é um dos responsáveis pela manutenção, conservação, preservação e catalogação do Acervo Documental do GPHIAL, localizado na Universidade Estadual de Alagoas - Campus III, e atua como voluntário na equipe de editoração da Editora GPHIAL. Possui interesse em pesquisas em Ciência da Religião, História das Religiões, História Cultural e Antropologia. 

Erick Charlles
Ezequiel Pedro

Ezequiel Pedro Farias Cajueiro

Graduando em História pela Universidade Estadual de Alagoas, Campus III - Palmeira dos Índios. Possui curso técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Alagoas (2022), onde realizou pesquisa na área da Segurança no Trabalho. Foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de História, durante o biênio 2022-2024 e monitor voluntário nas disciplinas de Antropologia Cultural e Indígenas na História do Nordeste, entre os anos de 2024 e 2025. Enquanto pesquisador, atuou como bolsista de iniciação à pesquisa (PIBIC), na área de História indígena, arquivo e documentação, é membro do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL - UNEAL) e desenvolve pesquisas, sob a orientação do Prof. Dr. José Adelson Lopes Peixoto, analisando a presença e as representações dos indígenas nos espaços de manifestações culturais, assim como os seus impactos e influências na sociedade. Interessa-se, ainda, por temas como: História da Arte, protagonismos indígenas na contemporaneidade, representações, cultura, identidade e imagem. Atua, também, como monitor no acervo documental do GPHIAL/UNEAL e como membro editorial da Editora GPHIAL.

bottom of page