SIMPÓSIO TEMÁTICO
Notícias
ST 1 - História e Antropologia Indígena: mundos do trabalho, mobilizações, imagem identidade e memória
Prof. Me. Adauto Santos da Rocha
Prof. Me. Brunemberg da Silva Soares
Prof. Dr. José Adelson Lopes Peixoto
Prof. Me. Vinícius Alves de Mendonça
Nas últimas décadas, a historiografia sobre os povos indígenas no Brasil passou por uma renovação teórico-metodológica, resultante da chamada “nova história indígena”, perspectiva analítica que se propõe a evidenciar os protagonismos e as atuações dos povos indígenas nos distintos espaços e eventos históricos que marcaram/marcam a História do Brasil. Desse modo, diante do atual cenário de negação às identidades e especificidades étnicas, reiteradas invasões territoriais, perseguições a lideranças e outras formas de violação aos direitos reconhecidos na Constituição de 1988, esse simpósio temático tem como objetivo provocar discussões, reflexões e trocas de experiências de pesquisas sobre os indígenas, com ênfase nos processos de formação identitária, atuações nos mundos do trabalho, construções imagéticas, debates pela memória e nas mobilizações pela garantia e efetivação de direitos. Serão bem-vindas propostas que dialoguem ou estejam embasados em fontes primárias, entrevistas, fotografias e outras fontes para a produção antropológica/historiográfica, contribuindo para repensarmos os papéis de agentes históricos que foram perseguidos e silenciados pelo Estado, sobretudo, entre fins do século XIX e meados do XX.
ST 2 - É possível construir uma outra história: ensino, processos identitários e território
Profa. Dra. Deisiane da Silva Bezerra
Prof. Me. Yuri Franklin dos Santos Rodrigues
Nas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo, nas últimas quatro décadas, as pesquisas que buscam compreender as relações socioambientais, os processos identitários, principalmente de grupos marginalizados e silenciados historicamente, e as diferentes concepções sobre o território, ganharam espaço no cenário acadêmico e na agenda dos pesquisadores, principalmente aqueles vinculados às Ciências Humanas. Por esse motivo, o objetivo deste ST é criar um espaço de problematização de estudos, primeiro, que versem a partir de uma abordagem interdiscipliar entre diferentes áreas do conhecimento (História, Antropologia e Sociologia). Segundo, de pesquisas em andamento ou concluídas que dialoguem com pelos menos uma das temáticas principais. Enfatizamos que procuramos trabalhos que tenham desenvolvido suas reflexões a partir das seguintes perspectivas: relações entre ambiente e identidade; ambiente e território; reconhecimento étnico e memória; patrimônio e processo identitário; conhecimento e identidade; ensino da história indígena; e mobilizações políticas e memória. Nesse sentido, buscamos estudos que privilegiem novas leituras e inquietações, que estejam imbricadas na compreensão dos profusos papéis de diferentes atores sociais em processos históricos. Dessa maneira, pretendemos estimular as discussões sobre perspectivas metodológicas, dialógicas e conceituais que auxiliem na interpretação dos distintos espaços de resistências e sobrevivência relacionados a grupos étnicos ou comunidades tradicionais, possibilitando reescrever uma outra história para determinadas populações.
ST 3 - Representação do índio e literatura de autoria indígena no Brasil
Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto
Prof. Dr. José Nogueira da Silva
Neste momento histórico tão crucial, quando por meio de uma resolução que entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2021, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) redefiniu, de maneira injusta, contrariando a Constituição de 1988, os critérios para definir quem é índio ou não, mais do que nunca temos que rediscutir a participação do índio na cultura brasileira, falar de cultura é falar de língua e literatura. O estudo das novas produções literárias indígenas tem importância não só para os índios, mas para a Literatura como um todo. Nos propomos a investigar esta produção mais recente.