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SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST 1 - História, memória, imagem e gêneros orais e escritos: desafios e possibilidades de pesquisas sobre povos indígenas na contemporaneidade

 

 

Prof. Dr. José Adelson Lopes Peixoto

Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva

Profa. Ma. Gisely Martins da Silva

 

A externação do protagonismo e (re)afirmação das culturas, identidades e histórias dos povos indígenas do Nordeste brasileiro têm seus registros centrados na memória, na imagem e na oralidade enquanto fontes de pesquisas. A história oral, a etnografia, a produções imagéticas (em movimento ou estáticas) despontam como imprescindíveis para as interpretações e análises possíveis sobre identidades, histórias, memórias, conhecimentos e práticas dos povos originários, superando preconceitos e estereótipos. Nessa perspectiva, o ST tem por objetivo promover discussões, compartilhar experiências e debater sobre memória, patrimônio, cultura, narrativa e identidade ligados às áreas das Ciências Humanas e Sociais, em pesquisas baseadas tanto em fontes orais quanto em fontes documentais sobre comunidades tradicionais; a histografia vem contribuindo significativamente com a ampliação de discussões teóricas e conceituais que embasam o debate, utilizando todo um cabedal de fontes disponíveis como jornal, fotografias, textos dentre outros, como opção de descrever e compreender as histórias dos protagonismos dos indivíduos e dos temas que foram colocados à margem da grande história oficial.

 

Referências 

ALBERTI, Verena. Ouvir, contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BARBOSA, João M. Antunha; MEZACASA, Roseline; FAGUNDES; Marcelo Gonzalez B. A oralidade como fonte para a escrita das Histórias Indígenas. Tellus, Campo Grande-MS, 18, 37, p. 121-145, set./dez. 2018.

CAVALCANTE, Thiago. Etno-história e história indígena: questões sobre conceitos, métodos e relevância da pesquisa. História, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 349-71, jan./jun. 2011.

COSTA, Otávio Barduzzi Rodrigues da. Tecendo algumas técnicas de história oral: como (re)compreender a identidade do pesquisado. Monções Revista do curso de História da UFMS, Campus de Coxim, out.2014/mar.2015.

 

CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p.149-64.

 

DOLZ, J.; NOVERRAZ; M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

FREITAS, E. B. de. O desafio da etno-história indígena: fala de índio, História do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 6. 2002, São Paulo. Anais… São Paulo: ABHO: CNPq: USP, 2002. 1 CD-ROM.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009. 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Editoria, 2008.

MEIHY, J.C.S. B.; HOLLANDA, F. História Oral - Como Fazer, Como Pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. A cartografia da pesquisa, o trabalho de campo e a escrita etnográfica como obra do tecelão. In MARIA NETA, Francisca; PEIXOTO, José Adelson Lopes; SILVA, Cristiano Cezar Gomes da. Estudos e Contextos: experiências e pesquisas na atualidade. Maceió: Olyver, 2020.

PORTELLI, A.; Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética em História Oral. Projeto História, 15, PUC, São Paulo, 1997.

 

 

TRABALHOS APROVADOS

Ordem das apresentações do dia 03/07 - 14h - 17h30 

Autores: José Barbosa Costa, Maria Darliana Vilela Ferro e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Gênero textual letra de canção: mediação do PIBID na sala de aula remota

Autor: Eduardo Leite Oliveira dos Santos

Trabalho: Gênero textuais e ensino: relato de experência como professor supervisor do PIBID/CAPES/UNEAL

Autoras: Mayara da Silva Santos, Selma de Souza Santos e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Flechada do Umbu: início à dança do cansanção na etnia Jiripankó

Autoras: Josélia Gomes Lima, Joselima Gomes Lima e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Artesanato manufaturado na aldeia indígena no povo Jiripankó

Autoras: Hiara Pereira dos Santos, Genilda Pereira da Silva e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Memórias vivas para além da vida do povo Jiripankó

Autores: Franciel dos Santos Silva e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Natureza história e cultura: patrimônio vivo do povo Koiupanká

Autor: Wesley Santana Santos

Trabalho: O olhar sobre o outro: diferentes visões sobre os indígenas Tingui-Botó em Feira Grande - AL

Ordem das apresentações do dia 04/07 - 8h - 12h 

Autores: Letícia Alves Valentim e José Adelson Lopes Peixoto

Trabalho: As corridas do umbu na aldeia Katokinn: o vivido e o expressado

Autores: Leandro dos Santos Teixeira, Rôse Elaine da Silva Teixeira e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Importância das mulheres do cesto enquanto participantes dos rituais do povo Jiripankó

Autor: John Hélio Porangaba de Oliveira

Trabalho: Gêneros, contextos e agentes: qeustões de metodologia e análise classificativa e descritva

Autoras: Joice Santos Gomes, Amanda Ferreira Lima e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Siginifcação e importância das ervas nos rituais do povo Jeripankó

Autoras: Girlaine Gomes Oliveira, Kesia dos Santos Teixeira e Iraci Nobre da Silva

Trabalho: Menino do Rancho: ritual do povo Jeripankó

Autoras: Angélica Maria Silva dos Santos e Eimyslene Ferraz de Melo Santos

Trabalho: A historicidade educacional do povo Koiupanká: uma educação de escolaridade, contextualizada a partir dos saberes tradicionais

Autores: Fernando dos Santos Silva, Luciana Maria da Silva e Valdirene dos Santos

Trabalho: Jogos indígenas Koiupanká: elemento identitário e cultural

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