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SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST 6 - Educação indígena e processos de inclusão 

 

Profa. Dra. Graciele Oliveira Faustino

Profa. Ma. Samara Cavalcanti da Silva

Este Simpósio Temático objetiva discutir os diversos processos educacionais e escolares indígenas, considerando a inclusão como eixo transversal a esses processos. Para tanto, consideramos o saber e o fazer pedagógico atravessados pela interculturalidade, pensando o compromisso ético, cultural e político da promoção e efetivação da inclusão escolar/educacional. Adicionalmente, entendemos que a inclusão tem sido tomada como um imperativo do Estado, ou seja, como algo a ser considerado como pertencente à Educação, de forma imbricada aos fazeres pedagógicos escolares. No entanto, é recorrente a identificação de processos excludentes, mesmo nas propostas educacionais que se fazem ou se dizem inclusivas. A inclusão escolar e educacional para ser efetivada deve ser realizada levando-se em contas as diferenças e singularidades dos sujeitos aprendentes, nos diversos espaços educacionais. Assim sendo, a proposta deste simpósio visa contemplar pesquisas, relatos de experiências e demais atividades acadêmicas sobre o fazer escolar e educacional indígena, principalmente, sobre aspectos de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, as diferenças e diversidades no âmbito escolar/educacional e as práticas educacionais de inclusão indígenas.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB 20/2009, aprovado em 19 de janeiro de 1999.

BRASIL. RESOLUÇÃO MEC/CNE/CEB Nº 5, DE 22 DE JUNHO DE 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília: MEC CNE CEB, 2012.

DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autência editora, 2013. (col. Temas & Educação).

ROSEMBERG, F. Educação infantil e povos indígenas no Brasil: apontamentos para um debate. In: Discutindo políticas de educação infantil, educação escolar indígena: Recife-PE: MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil. Centro de Cultura Luiz Freire-CCLF. Edição: Margarida Azevedo, 2005. Disponível em: http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20e %20%20povos%20ind%C3%ADgenas%20no%20Brasil%20apontamentos%20para%20um%

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SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.

THOMA, A. S.; KRAEMER, G. M. A educação de pessoas com deficiência no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 23 [Acessado 15 Agosto 2021] , pp. 5-15. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200002

 

 

TRABALHOS APROVADOS

Ordem das apresentações do dia 03/07 - 14h - 17h30 

Autor: João Paulo de Jesus dos Santos, Maraisa Ferreira e Vagna da Silva Santos

Trabalho: O que é ser uma criança indígena

Autoras: Larissa Nascimento dos Anjos e Maria Hortência César de Góis

Trabalho: Reflexões sobre a temática indígena a partir da lei nº 11.645/2008

Autor: Erisson Jordan Ferreira Fonseca

Trabalho: O indígena em Ubirajara: o ensino de história indígena por meio de texto literários

Autora: Taysa Kawanny Ferreira Santos

Trabalho: Políticas de educação escolar indígena: o direito de aprender no território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios/AL

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