SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
ST 2 - Indígenas na História: mundos do trabalho, ambientes, territórios e mobilizações
Prof. Me. Adauto Santos da Rocha
Prof. Me. Brunemberg da Silva Soares
Nas últimas décadas, a historiografia sobre os povos indígenas no Brasil passou por uma renovação teórico-metodológica, resultante da chamada “nova história indígena”, perspectiva analítica que se propõe a evidenciar os protagonismos e as atuações dos povos indígenas nos distintos espaços e eventos históricos que marcaram/marcam a História do Brasil. Desse modo, diante do atual cenário de negação às identidades e especificidades étnicas, reiteradas invasões territoriais, perseguições a lideranças e outras formas de violação aos direitos reconhecidos na Constituição de 1988, esse Simpósio Temático tem como objetivo provocar discussões, reflexões e trocas de experiências de pesquisas sobre os indígenas, com ênfase nas relações ambientais, territoriais, nos mundos do trabalho e nas mobilizações pela garantia e efetivação de direitos. Serão bem-vindas propostas que dialoguem com estudos sobre memórias, fotografias e outras fontes para a produção historiográfica, contribuindo para repensarmos os papéis de agentes históricos que foram silenciados por muitos anos.
Referências
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
DANTAS, Mariana Albuquerque. Dimensões da participação política indígena: Estado nacional e revoltas em Pernambuco e Alagoas, 1817-1848. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,
2015.
MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Reinventando a autonomia: liberdade, propriedade, autogoverno e novas identidades indígenas na capitania do Espírito Santo (1535-1822). São
Paulo: Humanitas, 2019.
OLIVEIRA, João Pacheco de (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004.
OLIVEIRA, João Pacheco de (Org.). A presença indígena no Nordeste: processos de territorialização, modos de reconhecimento e regimes de memória. Rio de Janeiro: Contra
Capa, 2011.
PEIXOTO, José Adelson Lopes. Memórias e imagens em confronto: os Xukuru-Kariri nos acervos de Luiz Torres e Lenoir Tibiriçá. Maceió: Editora Olyver, 2020.
SILVA, Edson. Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1959-1988. Recife: EdUFPE, 2017.
SILVA JÚNIOR, Aldemir Barros da. Aldeando sentidos: os Xucuru-Kariri e o Serviço de Proteção aos Índios no Agreste alagoano. Maceió: EdUFAL, 2013.
TRABALHOS APROVADOS
Ordem das apresentações do dia 03/07 - 14h - 17h30
Autor: Adauto Santos da Rocha
Trabalho: Recrutamento de indígenas nas Alagoas: da capitania independente à extinção ofical dos aldeamentos (1817-1872)
Autor: Brunemberg da Silva Soares
Trabalho: O museu Xucurus de História, artes e costumes como recurso didático para o ensino de história sobre Palmeira dos Índios
Autor: Edson Silva
Trabalho: Os indígena Xukuru do Ororubá e as formas de trabalho: de agricultores a operários e produtores orgânicos (Pesquisa e Poção/PE)
Autores: José Adelson Lopes Peixoto e Vinícius Castro Moreira da Silva
Trabalho: Atividades produtivas indígenas: o caso do doce de banana produzido pelos Xukuru-Kariri
Autora: Maria da Penha da Silva
Trabalho: Professores/as indígenas em Pernambuco: mobilizações políticas, formação profissional e condições de trabalho